Não existe melhor forma de se estrear em casa na Copa

Denis Cheryshev
Denis Cheryshev: de apenas reserva para artilheiro da Rússia na estreia na Copa do Mundo (Getty Images)

Existe sorte de dono de casa na estreia na Copa do Mundo? Não sabemos, mas o histórico dos países sede da maior competição mundial é favorável: em nenhuma edição do torneio, a seleção local perdeu o primeiro jogo que disputou (isso não quer dizer que foi o confronto de abertura da Copa), com 15 vitórias e seis empates.

Mas, no duelo entre as duas piores equipes no ranking da FIFA classificadas para a Copa do Mundo, a Rússia goleou a Arábia Saudita por sonoros 5 a 0, causando a alegria da torcida em Moscou, mantendo a tônica dos anfitriões no primeiro jogo disputado pela seleção na competição.

Veja todos os posts sobre futebol

Confira mais publicações sobre futebol internacional

Os sauditas, comandados por Juan Antonio Pizzi, até teve o maior controle de posse de bola, com 59% contra 41% dos russos, porém as criativas trocas de passes, com várias inversões de jogo não culminaram em muitas finalizações, seis, sendo que nenhuma delas foi para o gol.

A seleção da casa demonstrou a sua força física superior, cometendo 22 faltas (contra 10 dos adversários) e foi muito mais eficiente chegando ao gol: 13 chutes – um a mais do que o dobro da Arábia Saudita – e sete no gol (e os cinco que balançaram as redes do Luzhniki Stadium). Outra estatística que ilustra a ofensividade dos subordinados de Stanislav Tchertchesov são os impedimentos: 3 a 1.

O que pode ser considerado curioso são os tentos anotados por reservas: Denis Cheryshev, autor de dois gols, substituiu o lesionado Alan Dzagoev aos 24 minutos, marcando o seu primeiro no jogo 19 minutos depois de ter entrado (43’). Já Artem Dzyuba fez o seu praticamente logo depois de ter pisado no gramado, dando a cabeçada que praticamente garantiu a vitória dos russos.

Será muito importante para a Rússia ter estreado com uma goleada dessa proporção na Copa: primeiro, por ter quebrado a sequência de sete jogos sem conquistar vitórias, dando moral para uma seleção outrora desacreditada; segundo, porque o saldo de gols será determinante para uma possível classificação na segunda colocação do grupo, disputando com o Egito – pois o primeiro lugar provavelmente será do Uruguai.

Curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter e no Instagram. Assine também a newsletter do Nas Entrelinhas do Jogo e receba as publicações por e-mail.

1 comentário

Deixe um comentário